Mas não adianta só acreditar que o ano novo será diferente. É preciso colocar em prática os valores que a humanidade se esqueceu no ano que está indo embora
2018 já vai tarde

Muito provavelmente você já recebeu em um desses finais de ano uma mensagem com o título "Cortar o tempo". A chance do poema ter chegado até você como sendo de autoria do escritor Carlos Drummond de Andrade é grande também. Mas saiba que, apesar de belíssimas, as estrofes não foram escritas pelo poeta itabirano. O verdadeiro autor é Roberto Pompeu de Toledo. Aliás, apenas de algumas linhas também, porque outra parte foi acrescentada não se sabe por quem. Pompeu redigiu o trecho inicial, que começa com "Quem teve a idéia...", e vai até "ser diferente.".

Drummond escreveu outro poema que também remete ao fim de ano chamado "Receita do Ano Novo", igualmente lindíssimo.

Desfeita a confusão, nada tira a profundidade e o significado da mensagem.

Já era mesmo hora do ano velho se despedir.

Que as nossas expectativas se revigorem com a chegada de 2019. Vamos cortar o bolo novamente em mais doze fatias. Que sejam doces, recheadas de prosperidade, com cobertura de dignidade e calda de bondade.

Que daqui a um ano a gente possa estar saboreando os últimos pedacinhos com vontade de lamber o prato. Com um desejo louco de pedir que se repita a receita com os mesmos ingredientes em 2020.

Que a gente se lembre todos os dias das maiores verdades do universo, que andam tão esquecidas.

Não viemos ao mundo para sermos servidos. Não estamos acima do bem e do mal.

Somos todos iguais. Nem um pouquinho mais perfeito, nem melhor, muito menos superior a alguém. Que a arrogância e a intolerância, que andaram tão afloradas em 2018, cedam lugar a simplicidade e a aceitação.

À você desejo muita saúde, paz e um caminho iluminado.

À você desejo ainda ética, moral, respeito, merecimento, consciência, decência, caráter e honradez para ajudar a construir um mundo melhor.

Afinal, ninguém sabe quanto tempo ainda teremos para continuar cortando e saboreando as doze fatias do ano, mas que cada uma delas seja divinamente a melhor das nossas vidas.

 

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra adiante vai ser diferente

Para você,
desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe
desejar tantas coisas
mas nada seria suficiente…

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, rumo a sua felicidade!

 

Roberto Pompeu de Toledo

 

2018 já vai tarde

Veja também

Olá, deixe seu comentário para 2018 já vai tarde

Já temos 6 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Libia Carneiro

Libia Carneiro

Eu sempre fui dependente da RPC do Paraná ( filiada da globo), jornais regional aqui é muito ruim. Adoro alguns programas: Bem Estar, Globo Rural, Auto esporte, Globo comunidade, reportagens investigativas tinham muitas maravilhosas, Bial muito inteligente . Agora insuportável: o big brother, Ana Maria, Encontro, vídeo show, Vale a pena ver de novo, Malhação, Esporte espetacular( ainda é bom). A globo baixou o nível dos programas, ficou popular igual as demais redes????Acredito que foi para acompanhar o mau gosto da maioria da população. Mas a gota d'água para mim foi a destruição que vcs fizeram com o Lula, Ainda quero ver o Wilham e a Renata pagarem por isso.
★★★★★DIA 11.01.19 15h30RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Oi, Líbia! Tomara que um dia todos os programas voltem a ter a qualidade que  caracterizavam o padrão Globo. Grande abraço 

★★★★★DIA 11.01.19 15h35RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Libia Carneiro

Libia Carneiro

A globo sempre teve a melhor programação, eu tenho TV paga e depois Netflix. A TV sempre foi a diversão de pessoas sem oportunidade de outras culturas artísticas. A rede globo construiu paulatinamente sua destruição: BB manipulando ganhadores, novelas esticadas, vídeo show foi o maior exemplo de destruição: perder a Mônica Iozi, decretou o fim, matérias sem sentido e depois os apresentadores????. O que me fez desistir, desligar de vez, foi como a globo destruiu o Lula, foi ridículo, não precisava tanto. Desistir da globo foi muito dificil, lutei muito pq só temos essa emissora como referência. Reconheceram o erro muito tarde. QUE PENA.
★★★★★DIA 11.01.19 10h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Libia, não é fácil gerir conteúdo para uma nação tão diversificada como a nossa. Mas com bom senso, imparcialidade e uma generosa dose de compreensão dos anseios da população ajudaria bastante. Temos que lembrar que vivemos em um território com muitas diferenças de cultura e anseios, o que torna o desfio muito grande. Abraço. 

★★★★★DIA 11.01.19 11h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Cláudia Romualdo

Cláudia Romualdo

Que lindo texto, Guilherme! Parabéns! É muito bom quando aprendemos que o legal mesmo, é quando, simplificamos! Feliz 2019 para você e para cada uma das pessoas da sua vida que você, verdadeiramente, ama!
★★★★★DIA 31.12.18 18h44RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Obrigado, Cláudia! Desejo o mesmo para você e para toda a sua família. Abraço.

★★★★★DIA 31.12.18 19h26RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/