
Tudo aconteceu no Rio de Janeiro. Primeiro a linda loura se enrabichou com o paquera, um homem casado. A relação deles foi cheia de brigas e acusações. Verônica queria que o amante largasse a família para viver com ela. A esposa de Fábio acabou descobrindo através de ligações da própria namorada do marido que contou tudo. Uma noite em um motel o casal se desentendeu. O motivo da briga até hoje é considerado nebuloso. O certo é que Verônica matou o parceiro e pegou quinze anos de cana. O fato aconteceu em 2011, e ela está prestes a ganhar liberdade condicional. Mas antes de deixar a vida de encarcerada Verônica foi eleita a miss do presídio.
Parece filme policial, desses que começam com um assassinato até a investigação descobrir evidências que levem ao criminoso. O local foi um motel em Niterói. O corpo do empresário Fábio Gabriel Rodrigues estava na garagem de um dos quartos. A suspeita logo recaiu sobre Verônica Verone. A loura já tinha aprontado um monte pra cima da família do namorado. A irmã de Fábio disse à polícia que a motivação do crime seria vingança. Uma semana antes Verônica flagrou o namorado com outra mulher. Eita, confusão.
Fábio, com 33 anos, tinha fama de mulherengo. Verônica também não era fácil. A jovem de apenas 18 anos, que chamava atenção pelo belo corpo e um rosto lindo, era envolvida com mais dois homens e uma mulher. Todos igualmente namorados da gata.
Para matar Fábio, Verônica antes tentou comprar uma arma. Depois ofereceu dois mil reais a um pistoleiro. Como os planos não deram certo ela mesma deu cabo ao namorado. No quarto do hotel, a assassina conseguiu fazer Fábio beber um remédio antidepressivo e depois ingerir bebida alcoólica. O empresário apagou e Verônica aproveitou para asfixiar a vítima. Em seguida ela carregou o corpo até a garagem do motel e fugiu na camionete do ex.
Condenação e confusões na cadeia
O julgamento rolou seis meses depois e foi uma zorra. A criminosa justificava o assassinato alegando ter sido vítima de uma tentativa de estupro. Durante o violento ataque ela ainda teria tido um outro trauma ao recordar dos abusos sexuais que sofria do próprio pai quando era criança. Segundo a "Loura Fatal", como foi apelidada pelos policiais, o rosto de Fábio tinha as mesmas feições do seu algoz. No meio da audiência, o advogado de defesa se virou na direção da mãe de Verônica e disse que a filha dela estava ótima para fazer teatro.
Descontrolada, a acusada de um piti e precisou ser retirada do local onde estava o júri. Mas nem a encenação, nem o álibi colaram. Quinze anos de detenção em prisão fechada foi a condenação da assassina. De lá para cá a musa está guardada. No presídio também aprontou várias vezes.
Na ficha disciplinar de Verônica há oito faltas graves cometidas na prisão. A rebelde foi acusada de xingar funcionárias, de botar fogo nas colegas de cela para incendiar colchões e ainda agredir outras detentas e até inspetoras. Em cada falta a "Loura Fatal" ficou isolada durante 30 dias, sem contato com as demais presas.
Mas Verônica também já conseguiu reduzir a pena em vinte e três dias por ler livros na cela.
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio prevê que em janeiro do ano que vem Verônica vai passar do regime fechado para o semiaberto. Antes de se despedir do inferno no presídio a moça resolveu se candidatar no concurso de miss do presídio.
A regeneração atrás das grades
Verônica está terminando de cumprir a pena na Penitenciária Talavera Bruce, que fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. O concurso de miss não é uma novidade. Acontece desde 2005, com o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Esse ano 70 presas se inscreveram. Dez foram classificadas para a final. Um dos requisitos para a pré seleção foi o bom comportamento dentro do presídio nos últimos meses. Antes da escolha as candidatas participaram de vários ensaios de passarela, prova de figurino, teste de maquiagem e penteado.
Segundo a Secretaria, o objetivo do evento é resgatar a autoestima das detentas e incentivar a turma em não aprontar durante o ano.
Os desfiles foram divididos em apresentações na passarela em trajes de praia e gala. A 13ª Garota Talavera Bruce comemorou a coroa de miss: "Estou com o coração acelerado e muito feliz. Realmente não esperava. Cheguei aqui rebelde e agora estou aqui porque me comportei. Me preparei muito para esse dia. Treinei muito", arrematou a quase liberta.
O discurso de reinserção também é pregado para justificar o concurso. Para a coordenadora das Unidades Prisionais Femininas e Cidadania LBGT, "muitas dessas mulheres entram (nos presídios) com a autoestima baixa. Esse é um momento que mostra que elas não são invisíveis e ajuda muito na ressocialização", afirmou Ana Christina Faulhaber. Já para o chefe de Gabinete da Seap, Renato Freixo, "o evento mostra que dois pilares são muito importantes para o sistema penitenciário: a humanização e a reinserção social".
Se não aprontar nos próximos trinta dias, depois do ano novo Verônica Verone vai voltar às ruas com a maior parte da pena cumprida e de novo com a fama de bela, agora das penitenciárias.
Verônica, Mariana Santos e Michelle Neri. As três mais belas da cadeia (Foto: Divulgação Seap)
Fala, GM! Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para A mulher que matou o amante e virou miss na cadeia
Juarez Oliveira
Guilherme Mendes
Juarez, as fotos do momento não são condizentes com a beleza que essa moça já foi. Não se esqueça que ela ainda está presa. Se você buscar na internet as fotos do tempo em que ela matou o amante vai ver que Verônica tinha a sua beleza. Abraço
Lucas de Souza
Guilherme Mendes
Bom dia, Lucas! A medida que o tempo for passando vamos saber de outros detalhes. Dá para imaginar que internamente a polícia deve estar avaliando nesse momento como desastrosa a ação. O bando também. Muito triste tudo o que aconteceu. Abraço
Adão Soares
Guilherme Mendes
Adão, esse é um bom tema para a discussão. O importante é a sociedade continuar evoluindo. As leis estão aí para serem revistas também se a população entender que ficaram ultrapassadas. Grande abraço e venha sempre visitar o nosso blog.