A montadora teve bom gosto e criatividade para contar ao mundo que seu carro mais icônico está saindo de cena

Foram quase cem anos produzindo o famoso automóvel. Desde o desenvolvimento dos primeiros modelos na Alemanha, quando Adolf Hitler pediu ao engenheiro Ferdinand Porsche que criasse um carro pequeno e popular na década de 30, o Fusca passou por várias transformações.

A cada nova geração, o quarto carro mais vendido no mundo em todos os tempos foi se tornando mais potente, mas o fim da sua produção era questão de tempo. Outros automóveis de diversas marcas passaram à frente do velho Fusquinha no desejo de consumo dos motoristas.

Em 2003, a última fornada do antigo Volkswagen foi vendida no México. O que deu ainda uma sobrevida ao modelo foi a nova versão criada pela montadora em 1997, batizada de New Beetle. O moderno carro, que pouco lembrava os Fuscas originais, agradou ao consumidor americano, e assim por mais 22 anos a marca continuou a fabricação.

O anúncio do fim da montagem dos Beetle foi realizado em 2018. O combinado era que as últimas unidades seriam entregues até o fim do ano seguinte, e a promessa acabou cumprida.

No último dia de 2019, para comunicar aos quatro cantos do planeta que o Fusca tinha saído definitivamente da linha de montagem, a Volkswagen apresentou o vídeo de despedida. O curta-metragem chamado The Last Mile (em português, "a última milha"), foi produzido pela agência americana de publicidade Johannes Leonardo em parceria com a britânica Nexus Studios. A primeira exibição aconteceu durante o programa Rockin'Eve, especial de Ano Novo apresentado no canal ABC.

A produção com uma boa dose de nostálgica ficou bem legal, a começar pela escolha da trilha, um clássico dos Beatles. Para contar como o Fusca nasceu, uma nova versão de Let it Be, gravada pelo coral Pro Musica Youth Chorus, criou um clima que remete ao período de infância.

Nessa mesma pegada, o curta retrata a ligação de um homem com o Fusca. No começo, ainda menino, ele vê o pai chegar em casa pela primeira vez com o carro. Na sequência, o personagem aparece aprendendo a dirigir, viaja para o Woodstock e sai para encontros, quando se torna dono do seu próprio Fusca.

O rapaz se apaixona, forma uma família e observa sua filha crescer. No final, já idoso, o cavalheiro observa seu Fusca se despedir...

 

Ao som de Let it Be, Volkswagen anuncia o fim da Fusca

 

...e voar para o céu como um besouro, em uma analogia com o nome do carro no exterior.

 

Ao som de Let it Be, Volkswagen anuncia o fim da Fusca

 

Outra sacada legal foi ressuscitar antigas campanhas publicitárias do carro que tiveram as participações de estrelas como Ren McCormack, Andy Warhol, Kevin Bacon e Andy Cohen.

"O Fusca é facilmente um dos carros mais reconhecidos na história dos automóveis. Honrá-lo adequadamente exigia um meio com tanta versatilidade e apelo universal quanto o próprio carro", afirmou Saad Chehab, vice-presidente de marketing da Volkswagen.

Durante a tradicional festa de fim de ano na Times Square, famosa avenida da cidade de Nova York, a Volkswagen exibiu o filme de despedida do Fusca também nos painéis digitais. A mensagem trazia ainda pequenos detalhes dos novos lançamentos da marca.

"Enquanto escolhemos o clássico Beetle como a estrela da animação, componentes adicionais de campanha na Times Square honram as duas últimas gerações de carros, e seu lugar e presença na cultura americana", contou Chebab. "Estamos orgulhosos do nosso passado, mas estamos de olho no futuro, daí a escolha da véspera de Ano Novo para sugerir nosso próximo EV de longo alcance e o Atlas Cross Sport de 2020", concluiu o vice-presidente de marketing da Volkswagen.

A VW agora promete focar em novos produtos, especialmente em uma linha de carros elétricos.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Ao som de Let it Be, Volkswagen anuncia o fim do Fusca

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Dalete Marques

Dalete Marques

Uma linda história de amor, ao carro mais genial do.mundo!
★★★★★DIA 05.01.20 23h18RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Dalete Marques

Dalete Marques

Uma história de amor ao carro mais genial do mundo!
Amo desde que o vi!
★★★★★DIA 05.01.20 23h16RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/