O transplante aconteceu em São José do Rio Preto. A família de Lucca Guilherme doou o órgão após a confirmação da morte cerebral
Bebê recebe coração de filho do goleiro Elisson

Tudo precisou ser muito rápido. Mesmo enfrentando uma dor gigante pela constatação da morte do garoto Lucca Guilherme, os pais decidiram pela doação de órgãos. Uma operação de urgência precisou ser feita para que um bebê recebesse o coração no interior de São Paulo. O ato de humanidade pode representar a possibilidade de sobrevivência para outros meninos. 

O transplante aconteceu na sexta-feira. Poucas horas depois de certificada a morte cerebral de Lucca Guilherme se iniciou uma correria contra o tempo. Em um hospital de São José do Rio Preto, um bebê da cidade de Jales, com apenas 11 meses, aguardava há 50 dias a chance de receber um novo coraçãozinho. Para ter chance de sucesso todo o procedimento precisava ser cumprindo em no máximo 4 horas após a retirada do órgão do peito de Lucca. 

O cirurgião cardíaco pediátrico escolhido para fazer a cirurgia foi o doutor Ulisses Croti. O médico estava em Londrina com a família aproveitando o feriado prolongado. O passeio precisou ser interrompido e ele viajou em um avião a jato rumo a Belo Horizonte. Ao descer na capital mineira Ulisses embarcou em um helicóptero até o Hospital Público Regional de Betim (HPRB), para participar da cirurgia de retirada do coração. A viagem até São José do Rio Preto obedeceu a mesma logística. De helicóptero o cirurgião voltou ao aeroporto de BH e de lá seguiu no jatinho em direção ao interior de São Paulo. 

O avião foi disponibilizado pela Funfarme, instituição mantenedora do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), onde o bebê está internado. Em pouco mais de três horas o coração foi transplantado. 

As primeiras 72 horas serão decisivas para se saber como o pequeno paciente responderá ao novo órgão. Ele segue em um leito isolado da UTI de cardiopediatria. 

A criança tem apenas 8,9 kg e nasceu com uma miocardiopatia dilatada, doença que faz o coração aumentar de tamanho, dificultando a função do órgão de fornecer sangue ao corpo. Para que fosse mantido vivo, o bebê recebia medicamentos intravenosos para estimular as batidas do coração. Esta foi apenas a quarta cirurgia de transplante de coração do HCM em cinco anos. Miguel Augusto é o paciente com a menor idade já atendido pela instituição.

Lucca Guilherme sofreu um acidente doméstico no sábado, dia 10 de novembro, quando brincava em um sítio. Um armário caiu sobre o menino que tentava pegar um refrigerante no móvel. Ele tinha apenas 6 anos e sofreu traumatismo craniano. Na quinta-feira os médicos confirmaram a morte cerebral do filho do goleiro Elisson. Além do coração, a família autorizou ainda a doação dos rins, fígado e córneas. O corpo de Lucca foi enterrado sábado em Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em sua conta no Instagram, Elisson postou uma mensagem emocionante ao saber da conclusão do transplante: "Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas".

 

Elisson

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Bebê recebe coração de filho do goleiro Elisson

Já temos 6 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Marcia Mendes

Marcia Mendes

Diante de tanta dor um gesto de pura solidariedade. Recentemente acompanhei uma doação de órgãos de uma pessoa amiga, e pude testemunhar que este gesto magnânimo trouxe a família enlutada conforto e serenidade. Que Deus derrame sobre estes pais todos os sentimentos capazes de minorar sua dor
★★★★★DIA 19.11.18 02h58RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Não é fácil encarar a dor da perda e ainda conseguir se preocupar nessa hora em ajudar outras pessoas. A família do Elisson foi muito feliz e serena ao enxergar a possibilidade de socorrer vidas. Que esse exemplo e o da sua amiga sejam multiplicados pela sociedade. Obrigado pelo visita ao blog. 

★★★★★DIA 19.11.18 13h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Lucia Luz

Lucia Luz

A saudade será eterna. Abração, Guilherme.
★★★★★DIA 18.11.18 22h37RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Outro abraço e uma boa semana para você. 

★★★★★DIA 19.11.18 13h49RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Lucia Luz

Lucia Luz

Mais uma lição, diante da imensa dor, que nos deixa essa família .
★★★★★DIA 18.11.18 13h44RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Encontraram serenidade na fé. Mas o caminho deles ainda será muito duro. A saudade dificilmente vai passar. Abraço, Lúcia 

★★★★★DIA 18.11.18 16h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/