O episódio com o presidente interino, general Hamilton Mourão, não foi o primeiro que o governador bancou a vedete
Governador Witzel: o fanfarrão das redes sociais

A repercussão da ligação de Wilson Witzel para a presidência da república tomou boa parte do noticiário nas últimas horas. A conversa em si, um diálogo curto e bem amistoso, não tem nada de mais.

Mesmo parecendo um pouco hesitante, o general Mourão atendeu a ligação e passou a mensagem que o governo federal está acompanhando o problema das chuvas no estado do Rio de Janeiro. Witzel também não se alongou muito. Se não fosse a gravação da conversa e a posterior publicação em rede social, pouca importância o assunto teria alcançado.

O que fez o bate papo informal das duas autoridades se tornar uma polêmica foi a exposição desnecessária da ligação. Preocupado sabe se lá com o que, o governador pediu para que um assessor filmasse a conversa. Witzel fez questão de colocar o celular no viva voz para que seu interlocutor fosse claramente ouvido.

Terminada as considerações das duas partes, o governador correu para publicar a gravação em sua conta no Twitter. O estrelismo da maior autoridade carioca foi um vexame. Se não bastasse a indignação do general Mourão, os seguidores do governador caíram de pau.

O post publicado no domingo já tem mais de seis mil comentários de internautas recriminando a atitude de Witzel. Na segunda-feira, em outra gravação percorrendo áreas alagadas do estado em um helicóptero, o governador ainda tentou justificar porque na véspera havia chutado o bom senso e tornado pública a gravação. Não adiantou muito. Mais três mil tuiteiros descarregaram um monte de comentários inconformados com o vedetismo da maior autoridade fluminense.

A peripécia de domingo não foi a primeira em que Witzel quis dar uma de super celebridade. Quem acompanhou os desdobramentos do sequestro do ônibus da Empresa Galo Branco, que fazia a linha entre o Jardim Alcântara, em São Gonçalo, até o Estácio, no Centro do Rio, no dia 20 de agosto, viu bem como o governador é chegado a uma encenação.

Ao descer na ponte Rio-Niterói de helicóptero, Witzel saiu correndo dando socos no ar, comemorando como se tivesse acabado de marcar um gol. A cena dantesca foi estrategicamente gravada por um assessor que o acompanhava.

Claramente, o governador fez tudo de forma premeditada. O vídeo que parecia ter apenas a intenção de mostrar o quanto Witzel estava vibrando com o sucesso da operação policial que terminou com a morte do sequestrador, na verdade, foi apenas um oportunismo de sua excelência.

Durante aquele dia, a imagem foi repetida centenas de vezes nos noticiários.

O emprego de mídias sociais por parte dos políticos é algo ainda recente. Assim como milhões de usuários das redes que se perdem com frequência na escolha de conteúdos e postam comentários e imagens desnecessários, a classe do governador também tem errado.

No caso de Wilson Witzel, a impressão é que ele está ansioso em aumentar seguidores e curtidas com seus gestos alegóricos. A liturgia do cargo exige mais ética da autoridade.

Daqui a três anos o eleitor estará de volta às urnas para escolher novamente os governadores e o presidente da república. Pelo andar da carruagem, Witzel anda agoniado em aparecer desde já, provavelmente de olho em um novo mandato.

Resta esperar que ele pare de enxergar a política como um grande circo. O país não precisa de midiáticos nas prefeituras, nas capitais e em Brasília. Nossos atores políticos necessitam mostrar muito mais do que esporádicos minutos de fama. Pelas derrapadas, Witzel parece mais preocupado em ser um galã do que o governador que o Rio tanto precisa.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Governador Witzel: o fanfarrão das redes sociais

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Carlos Alves

Carlos Alves

Governador Witzel: a fanfarrão das redes sócias

NÃO REVISÃO NÃO ???!!!
★★★★★DIA 28.01.20 14h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Reginaldo Oliveira

Reginaldo Oliveira

Para quem tem um presidente desse o resto bando falar o que , mais que Bolsonaro vomitou mas redes sociais .
★★★★★DIA 28.01.20 11h41RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Jose Roque Silva

Jose Roque Silva

Governador, procura resolver os problemas do estado do RJ e não ficar aparecendo de garoto mimado. Chega, disto o Brasil cheio. Vai trabalhar...
★★★★★DIA 28.01.20 10h21RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/