Ainda não há certeza sobre o que provocou a morte. O certo é que o árbitro Víctor Hugo Hurtado teve duas paradas cardíacas

A partida era válida pela 25ª rodada do Campeonato Boliviano. Em campo se enfrentavam Always Ready e Oriente Petrolero. O palco escolhido para o confronto tinha sido o novo e moderno Estádio de Villa Ingenio, na cidade de El Alto, que fica a 4 mil e 090 metros de altitude.

Aos dois minutos do segundo tempo, o árbitro Víctor Hugo Hurtado Ogeda caiu em campo. Imediatamente os jogadores dos dois times correram para socorre-lo. Depois vieram os médicos das equipes.

O primeiro atendimento foi feito ainda no gramado. Como a situação parecia grave, os socorristas decidiram remover Hurtado em uma maca. Essa é a última imagem pública do árbitro, conforme pode ser visto no vídeo da transmissão do jogo. Já respirando com a ajuda de uma máscara de oxigênio, ele foi colocado em uma ambulância que partiu em direção ao Hospital del Norte.

"A primeira parada cardíaca aconteceu quando estávamos levando o paciente (para o hospital). Ele foi reanimado, conseguimos estabilizar os sinais vitais. Chegando na emergência do hospital ele teve a segunda parada cardíaca e não foi possível reanimá-lo", afirmou o médico do Always Ready, Erick Koziner, ao site Total Sport.

 

Juiz morre apitando jogo na altitude da Bolívia

 

Mesmo com os jogadores abalados com o episódio, a partida continuou a ser disputada com o quarto árbitro Josué Benavides no comando. O Always Ready acabou vencendo por 5 a 0.

A Federação Boliviana de futebol, que mesmo sabendo da gravidade do fato não interrompeu o jogo, emitiu uma nota após a confirmação da morte de Hurtado. "A Federação Boliviana de Futebol lamenta comunicar o falecimento do árbitro da primeira categoria, Víctor Hugo Hurtado Ogeda, por causas ainda não determinadas. O juiz se encontrava arbitrando a partida entre Always Ready e Oriente Petrolero. A Federação expressa à família do profissional sua solidariedade e apoio neste momento de dor. A tempo de fazer conhecer o seu pesar, a Federação Boliviana de Futebol decreta luto no futebol nacional por sete dias", diz o comunicado da principal entidade futebolística do país.

O presidente Evo Morales também se manifestou sobre a tragédia através de uma mensagem no twitter. "Lamentamos a morte do árbitro Víctor Hugo Hurtado, enquanto ele liderou o jogo entre Always Ready e Oriente Petrolero. Enviamos nossas condolências e solidariedade à sua família, amigos e colegas. O futebol boliviano está de luto", escreveu o chefe de Estado em sua conta no Twitter.

 

Juiz morre apitando jogo na altitude da Bolívia

 

Ainda no domingo, o presidente do Always Ready, Fernando Costa, disse que era "prematuro" falar que a morte do árbitro teria sido causada pelos efeitos da altitude. Segundo Costa, no primeiro momento "seria imprudente" estabelecer qualquer conclusão nesse sentido. O presidente explicou que Hurtado não se queixou de nenhum mal-estar antes da partida.

Orlando Herrera, parente de Hurtado, disse à imprensa da Bolívia que o juiz estava habituado as condições do local. "Ele viveu por um tempo em El Alto antes de iniciar sua carreira como árbitro e trabalhou em muitas coisas. Ele nunca reclamou de problemas cardíacos", afirmou.

Na última quarta-feira, o árbitro tinha apitado o jogo entre o The Strongest e o Blooming, no estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.600 metros de altitude. Depois do confronto ele permaneceu na região esperando pelo duelo do domingo entre Always Ready e Oriente Petrolero.

 

O segundo estádio mais alto do mundo

 

A construção do Villa Ingenio começou em 2013. A obra durou quatro anos e foi bancada pelo governo boliviano e pela prefeitura da cidade. A mais moderna arena da Bolívia custou 8 milhões de dólares, pouco mais de 30 milhões de reais.

Com um gramado sintético, arquibancada com terraço, salas de imprensa, academia, vestiários e camarotes o estádio foi inaugurado no dia 16 de julho de 2017 pelo presidente Evo Morales. Um amistoso entre os times do Bolivar e do The Strongest marcou a abertura. A Conmebol chegou a publicar em seu site oficial que se tratava de uma moderna construção e com um belo sistema de drenagem.

Mas ainda faltavam algumas obras para o Villa Ingenio ficar totalmente pronto. Só um ano depois o estádio com capacidade para 25 mil torcedores foi concluído e se tornou o “segundo mais alto do mundo” a receber partidas oficiais.

A hegemonia ainda é do peruano Daniel Alcides Carrión, que fica na cidade de Cerro de Pasco, a 4.338 metros acima do nível do mar. Com capacidade para acomodar 8.000 torcedores, atualmente o Daniel Carrión recebe apenas jogos da segunda divisão do clube Unión Minas.

 

Juiz morre apitando jogo na altitude da Bolívia

 

A nova casa do Always Ready

 

Quem tem tirado bom proveito do estádio Villa Ingenio (e também da altitude) é a equipe do Always Ready. O antigo clube boliviano, que tem 85 anos de vida, decidiu se mudar para El Alto depois que a arena foi erguida, deixando a antiga sede em La Paz.

Na casa nova o time passou a obter ótimos resultados. Depois de amargar a segunda divisão boliviana por 27 anos, em 2018 o Always Ready conquistou uma vaga na elite do futebol do país.

A campanha foi sensacional. Em 19 partidas a equipe venceu 14 e marcou 58 gols, media de três gols por jogo. Na decisão contra o Avilés Industrial, o time de Tarija venceu a primeira por um a zero. O único gol saiu aos 47 minutos da etapa complementar.

Em El Alto veio o troco. Goleada do Always Ready por 5 a 0. Quatro gols foram marcados no segundo tempo, quando os adversários sentem ainda mais o esforço de correr na altitude.

Com uma vitória para cada time, o título da Copa Simón Bolívar teve que ser decidido em um terceiro jogo em Cochabamba e de novo deu Always Ready com outro triunfo, agora por 3 a 0.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Juiz morre apitando jogo na altitude da Bolívia

Enviando Comentário Fechar :/