Está virando moda por lá esse tipo de assalto

Somente em 2019 já foram registrados nove roubos como esse. Os valores não são divulgados, mas não é pouca coisa.

O último assalto aconteceu no final de semana em uma loja de conveniência de um posto de gasolina. Com uma escavadeira, os larápios fizeram tudo muito rápido. Eles gastaram menos de quatro minutos para jogar uma parede no chão e levar o cofre.

As imagens das câmeras do circuito do posto O'Kane's Filling Station mostram toda a ação da quadrilha (veja parte da gravação no vídeo acima). Primeiro é possível ver a aproximação da escavadeira, por volta das 4h30. Em um carro de apoio, um Citroën Berlingo, chegou o restante da bandidagem.

Pelos menos três pessoas usando roupas pretas participaram da operação. Elas cobriram os rostos com máscaras para não serem identificadas.   

Com a escavadeira os bandidos arrancaram o caixa eletrônico da parede.

Em seguida, um encapuzado sai apressado e quando reaparece ele traz o Citroën Berlingo. Com a pá da máquina, o caixa é colocado em cima do carro. Na última imagem é possível ver a turma se mandando.

A escavadeira também tinha sido roubada de uma construção próxima ao posto. Os criminosos largaram a máquina para trás.

O dono da lojinha de conveniência, Martin O'Kane, acha que com os constantes ataques "haverá cada vez menos caixas eletrônicos", conforme declarou ao site da BBC. "Agora, basicamente, roubam um a cada semana. Provavelmente, não vou ter mais um caixa aqui e a comunidade local vai sair perdendo", afirmou O'Kane.

Com o crescimento do número de roubos de caixas eletrônicos, a polícia da Irlanda do Norte criou, em março, uma equipe especial para investigar esse tipo de assalto. Até agora apenas um suspeito foi preso.

Na vizinha Irlanda a prática de carregar os caixas também está virando uma opção de assalto. Esse ano dois casos foram confirmados pelas autoridades. Para a polícia diferentes gangues devem estar envolvidas nesse tipo de delito.

 

A ilha que sofre com assalto há décadas

 

A ilha da Irlanda tem 84.200 quilômetros quadrados e é dividida em dois países. Na parte de baixo fica a República da Irlanda, também chamada de Eire. A Irlanda do Norte ocupa o território ao alto, mais à direita.

É importante lembrar que as Irlandas são bem diferentes politicamente. Enquanto o Eire é uma nação independente, a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, assim como Inglaterra, Escócia e País de Gales, que estão localizados na ilha da Grã Bretanha.

Mas os assaltos a bancos são comuns nos dois países. Em 2009, em Dublin, capital do Eire, uma quadrilha que incluía um funcionário do Banco da Irlanda carregou US$9 milhões. Eles sequestraram um outro empregado da agência e o forçaram a entregar a grana, enquanto a namorada dele e outras duas pessoas eram mantidas como reféns.

O assalto, considerado cinematográfico, teve um desfecho surpreendente. Sete pessoas acabaram presas ao longo das investigações. No início a polícia acreditava que todas elas faziam parte de uma gangue de Dublin. Mas um ano depois uma nova descoberta mudou a elucidação do caso. Um dos homens que foram mantidos como reféns na verdade fazia parte do bando. Ele foi preso como um dos mentores do assalto.

Na Irlanda do Norte, em 2004, outro assalto entrou para a história como um dos maiores de todos os tempos.

Uma agência do Banco do Norte, na capital Belfast, teve US$ 50 milhões levados de seus cofres. Para surrupiar o dinheiro, os bandidos arquitetaram um plano que demorou quase 24 horas para ser todo executado.

Na primeira noite eles se dividiram em dois grupos. Disfarçados de policiais, os homens armados foram até as casas de dois funcionários do Banco do Norte e fizeram as famílias de reféns.

No dia seguinte, os funcionários foram trabalhar normalmente, mas os familiares continuaram sob a mira das armas.

Quando a agência fechou mais tarde, os bandidos tiveram o acesso ao banco liberado pelos funcionários. Na saída eles usaram três carros para carregar todo o dinheiro. Ninguém se feriu e ainda hoje a polícia continua investigando o caso. Somente uma pessoa foi condenada por lavagem de dinheiro.

Os assaltos por lá continuam, mas agora com uma prática diferente. Até os cofres eles levam para casa. 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Ladrões usam escavadeira para levar caixa eletrônico na Irlanda do Norte

Enviando Comentário Fechar :/