O fato aconteceu na África do Sul
Mergulhador acerta o próprio rosto com arpão, mas sobrevive

 

Parece inacreditável que alguém se machuque com tamanha gravidade e ainda saia com vida de um acidente como esse. Felizmente, o pescador Toti, de 48 anos, conseguiu ser socorrido a tempo.

Ele estava mergulhando na costa de Scottburgh, na província de KwaZulu-Natal. O acidente aconteceu quando ele decidiu nadar para recuperar chumbadas (pesos usados em linhas de pesca).

O homem acertou o próprio rosto ao disparar acidentalmente o arpão. As testemunhas viram apenas quando Toti já saia da água tropeçando com a lança atravessada e "perturbado".

O arpão entrou no lado direito, perto da mandíbula, e saiu do lado esquerdo, próximo ao olho. Rapidamente alguns banhistas e socorristas correram para ajudá-lo.

Como Toti ainda estava consciente, a equipe de paramédicos prestou os primeiros socorros na praia. Depois o pescador foi levado de helicóptero para o hospital em condição crítica, de acordo com o site News24.

Jubilee Mthiyane, que trabalha como salva-vidas no clube Scottburgh Lifesaving, explicou à East Coast Radio como foram os primeiros socorros.

"Sua lança estava carregada e, de alguma forma, disparou, e a lança atingiu-o no lado do rosto. Corremos para lá e conseguimos ligar para os paramédicos. A lança foi cortada mais curta para permitir que os médicos trabalhassem. Ele foi levado ao hospital", disse Mthiyane

Um rapaz de nome André Boshoff acompanhou a cena e fez um post no Facebook com fotos que ele registrou. No texto, Boshoff disse que era "um milagre ele [mergulhador] ainda estar vivo". As imagens mostram o homem vestindo com roupa de mergulho sentado na praia.

O post recebeu centenas de comentários e milhares de compartilhamentos nas mídias sociais.

Shawn Herbst, membro da equipe de resposta a emergências do hospital, relatou qual era o estado da vítima quando eles chegaram à praia: "Foi uma lesão penetrante. Até onde sabemos, a lança atravessou o lado direito da mandíbula. Só saberemos toda a extensão de seus ferimentos depois que ele passar por uma cirurgia".

A caça submarina é uma técnica antiga de captura de peixes. Originalmente, os pescadores usavam pedaços de pau afiados e arremessavam as lanças com as mãos. Hoje são utilizados os arpões com dispositivos mecânicos de alta potência para fazer o lançamento. Em alguns países é proibido o uso desse tipo de equipamento.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Mergulhador acerta o próprio rosto com arpão, mas sobrevive

Enviando Comentário Fechar :/