O novo exemplo de cidadania vem da cidade de Hamburgo
 Moradores de rua ganham ônibus-chuveiro para tomar banho na Alemanha

O ônibus-chuveiro, que em alemão foi chamado de Duschbus, começou a circular nesse sábado, dia 7 de dezembro. Por enquanto tem apenas um veículo para servir a população carente da cidade, mas a novidade já está correndo o mundo.

Quem teve a ideia de adaptar um modelo com banheiro para que os moradores de rua possam tomar banho foi um homem que até pouco tempo era um sem-teto. Dominik Bloh contactou diversas organizações antes de organizar um crowdfunding para financiar o projeto.

A entidade sem fins lucrativos foi chamada de GoBanyo. A captação de recursos começou no dia 7 de março. Em apenas seis semanas eles conseguiram levantar quase 170 mil euros.

No site do GoBanyo, a propaganda do Duschbus ressalta que "todo mundo tem o direito de se lavar. Mas nem todo mundo tem a chance. Os sem-teto não têm chuveiros. Assim como todos os outros, eles precisam de higiene".

Em outro trecho, o texto explica como foi idealizado o projeto. "Atualmente, estamos trabalhando em uma solução móvel para esse problema, porque o veículo com chuveiro do GoBanyo vai para onde os chuveiros são necessários. O uso é gratuito. Os convidados recebem roupas limpas. Para realizar esse projeto, iniciativas sociais e pessoas se uniram em torno de Dominik Bloh. O projeto é caridoso e agradecido por cada doação".

Em um vídeo postado no site, outra mensagem chama bastante atenção para as condições como os moradores de rua são vistos pela sociedade, e lembra que limpeza é dignidade. "Qualquer um que se sinta sujo evita contatos com outras pessoas. Há muita vergonha e é um círculo vicioso. Por isso, o Duschbus oferece uma solução e constrói uma ponte de volta à sociedade", explicam os fundadores.

O veículo modificado para abrigar instalações sanitárias tem três banheiros individuais. Cada espaço foi equipado com ducha, pia, privada e artigos de higiene. Os usuários ainda recebem roupas limpas.

 

 Moradores de rua ganham ônibus-chuveiro para tomar banho na Alemanha

 

Para abastecer o ônibus, o sistema hidráulico é conectado a hidrantes, com dois tanques d'água que recebem até mil litros. O descarte é feito na rede de esgoto.

Inicialmente, o Duschbus deverá funcionar quatro dias por semana. Durante cinco horas, o veículo vai percorrer três diferentes lugares de Hamburgo. A previsão é que 30 moradores possam se beneficiar do serviço diariamente. Um grupo de voluntários será responsável pela direção e ainda fornecerá assistência.

 

 Moradores de rua ganham ônibus-chuveiro para tomar banho na Alemanha

 

Os organizadores revelaram que o projeto já possui verba para funcionar nos próximos seis meses.

Segundo dados oficiais, há pelo menos 2 mil sem-teto na cidade de Hamburgo, que fica na região norte da Alemanha. Especialistas acreditam que esse número possa ser muito maior.

Quando Dominik Bloh era um sem-teto, ele usava sanitários das estações de trens e chuveiros de piscinas públicas.

 

 Moradores de rua ganham ônibus-chuveiro para tomar banho na Alemanha

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Moradores de rua ganham ônibus-chuveiro para tomar banho na Alemanha

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
marcio feliciano

marcio feliciano

Parabéns Alemanha em BH temos o projeto banho de amor, alem de banho assiste a pessoas em situação de rua com vários serviços, além do banho, tem mais de 2000 voluntários, funciona muito bem, precisa de ajuda de todos, e a reportagem fala da Alemanha parabéns.
★★★★★DIA 10.12.19 22h21RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/