A audiência está marcada para segunda-feira. Um aparato gigante foi montado para El Chapo não fugir da cadeia e ficar na frente do júri
O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólares

Não foi nada fácil manter o bandido encarcerado. O traficante conseguiu fugir duas vezes das celas onde esteve aprisionado no México. Na última vez que colocaram as mãos no bandido, o espertalhão acabou extraditado para os Estados Unidos e ficou isolado de praticamente todo mundo. A justificativa para a transferência foi o fato do velhaco ter conseguido enfiar mais de 115 toneladas de cocaína no estado americano em 25 anos de contrabando. A Europa e a Ásia também eram destino das drogas do cartel do embusteiro. El Chapo deve ser condenado a prisão perpétua.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólaresEl Chapo sendo extraditado para os Estados Unidos

 

O julgamento vai acontecer em um tribunal federal do Brooklyn, em New York. O traficante está preso há quase dois anos em Manhattan. Durante esse período apenas seus advogados e as duas filhas gêmeas de El Chapo tiveram permissão para visita-lo na cadeia, mesmo assim separados por um vidro. A esposa Emma Coronel e nenhum outro parente conseguiram autorização para sequer se aproximar do negociador de drogas mais caçado pelos Estados Unidos.

 

O começo: tráfico com 15 anos

 

Filho de uma família humilde, Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, o El Chapo, nasceu no dia 4 de abril de 1957 em La Tuna, pequeno povoado rural de Badiraguato, que fica no estado de Sinaloa e é considerado um dos mais pobres e violentos do México.

Na infância El Chapo vendia laranjas, refrigerantes e doces para ajudar a família. Adolescente entrou para o tráfico. Aos 15 anos passou a cultivar e vender maconha e papoula. Era um tipo de plantio comum no povoado que ele vivia.

Acabou recrutado pelo cartel de Guadalajara e quando o chefão Miguel Angel Félix Gallardo foi preso, em 1989, El Chapo fundou com três sócios o cartel de Sinaloa, que se tornaria o maior do mundo. Os entorpecentes eram enviados para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Teve pelo menos quatro mulheres e dez filhos. Casou-se com Emma Coronel, uma ex-rainha de beleza de um povoado do estado mexicano de Durango.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólaresA esposa Emma Coronel

 

Com a morte do colombiano Pablo Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín, no início da década de 90, El Chapo virou o traficante mais procurado do planeta.

Se tornou internacionalmente conhecido e milionário. Em 2013 a revista Forbes passou a incluir o nome de Joaquín Archivaldo Guzmán Loera na lista dos homens mais ricos do mundo.

Rico e também generoso. El Chapo faz várias obras sociais para a população de Sinaloa. Por outro lado o traficante tinha fama de ser impiedoso com rivais e traidores. Era considerado uma espécie de Robin Hood do estado.

 

Prisões e fugas

 

Foi preso pela primeira vez em 1993 na Guatemala e removido para uma prisão mexicana. Mas fugiu oito anos depois escondido em um carrinho de roupa suja.

Voltou a ser preso em 2014, em companhia da esposa e das filhas gêmeas em Sinaloa. Mas escapou novamente da cadeia 14 meses depois através de um túnel de 1,5 km aberto a partir do ralo do chuveiro da cela.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólaresBuraco aberto no piso do chuveiro por onde El Chapo fugiu

 

Se encantou com a atriz mexicana Kate del Castillo, o que custou muito caro ao traficante. Ao trocar mensagens calientes com a beldade o barão das drogas acabou tendo a sua localização descoberta pelas autoridades e foi preso definitivamente em janeiro de 2016. Um ano mais tarde terminou extraditado para os Estados Unidos.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólaresAtriz Kate de Castillo. A paixão pela mexicana custou a liberdade

 

Em New York há quase dois anos ocupa uma cela individual. El Chapo usa na cadeia apenas a roupa azul de presidiário. Teve o cabelo e o bigode raspados, perdeu peso e com 61 anos alega ter problemas de saúde.

 

Julgamento de cinema

 

O julgamento que começa amanhã sob segurança máxima deve durar quatro meses e o júri terá que decidir se El Chapo é culpado de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro.

Os doze jurados serão escolhidos a portas fechadas pelo juiz Brian Cogan e pelos advogados de ambos os lados. Os nomes de nenhum deles será revelado por proteção a todos. Para se deslocar até o tribunal, os jurados serão escoltados por xerifes.

A promotoria está se preparando há anos para apresentar os argumentos que podem levar o traficante a prisão perpétua. A acusação vai sustentar que o mexicano criou a "maior organização de tráfico de drogas do mundo". Em duas décadas e meia o cartel de Sinaloa enviou ao menos 154.626 quilos de cocaína para os Estados Unidos, além de várias toneladas de outras drogas. Com o narcotráfico a gang embolsou 14 bilhões de dólares.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólaresOs advogados alegam que o traficante estaria com problemas mentais na cadeia

 

O processo de Joaquín Guzmán tem mais de 300 mil páginas de documentos, 117 mil gravações de áudio, além de centenas de fotos e vídeos.

O advogado de El Chapo, Jeffrey Lichtman, disse para a agência de notícias AFP que o espetacular julgamento terá "centenas de testemunhas" e que o processo todo deverá custar "mais de 50 milhões de dólares".

"Apresenta-se como o julgamento mais caro da história dos Estados Unidos", disse Jeffrey.

E mistério é o que não falta nessa história. Ex-sócios, funcionários e rivais de El Chapo fazem parte das testemunhas, mas nem os advogados do traficante sabe quem são eles. Várias pessoas que também estão presas por causa do tráfico se dispuseram a participar do julgamento contando o que elas sabem sobre El Chapo. Todas fazem parte do programa de proteção à testemunha, receberam novas identidades e foram colocadas em celas especiais para serem protegidas.

A cooperação de cada uma implica em risco de vida até para seus familiares, mas pode ajudá-las a reduzir suas penas.

Na América do Norte a vida de El Chapo é tão comentada que virou até série de TV. A produtora do Netflix em conjunto com a Univision produziu uma série contando como esse mexicano se tornou o mais procurado do mundo. A terceira temporada estreou em julho. Ao todo são 34 episódios.

Pelo jeito, o cinematográfico julgamento do traficante será apenas mais uma super produção na vida do menino pobre que se tornou um magnata das drogas.

 

O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólares

Veja também

Olá, deixe seu comentário para O julgamento do traficante mais procurado do mundo vai custar 50 milhões de dólares

Enviando Comentário Fechar :/