O velhinho tinha um comparsa de 73 anos que também participava dos crimes na Espanha
Polícia prende vovô de 80 anos que assaltava banco e plantava maconha

 

Os dois senhores que foram parar atrás das grades, pelo jeito estavam gostando da ideia de levar uma vida no crime. Há algum tempo a dupla vinha aprontando pela Europa. Pelas primeiras investigações dos espanhóis, eles já têm uma vasta ficha criminal também na Itália. Manjados no país da bota, os comparsas se mandaram para a Catalunha. Mas depois de realizarem dois assaltos à banco em Barcelona, os bandidos foram detidos em Madri quando se preparavam para agir de novo. Durante a operação os poficiais se surpreenderam ainda mais ao descobrir que os velhinhos também cultivavam maconha.  

Terminou no último final de semana a aventura pelo mundo do crime dos vovôs que praticavam assaltos à bancos. Eles estavam se preparando para atacar pela terceira vez na Espanha. As duas primeiras investidas da dupla tinham sido em agências de Barcelona em um período de dois meses. 

Para não chamar muito a atenção, os larápios se fantasiavam de entregadores de  empresas de encomendas. Um deles usava um colete refletivo. Ao entrar no banco, os gatunos com armas em punho anunciavam o assalto e tratavam os reféns com “grande violência”, segundo o site do El País. Depois que os funcionários entregavam o dinheiro, eles amarravam as mãos dos bancários. 

O caso é mesmo sui generis. Na fuga os velhacos utilizavam transporte público e se mandavam misturados no meio de centenas de passageiros. Era mesmo difícil de imaginar que dois senhores em ônibus e metrô estariam fugindo depois de um assalto à banco. Deu certo em dois assaltos. Os malandros conseguiram embolsar 77 mil euros.

A farra dos salteadores terminou quando eles chegaram a Madri. Em uma operação conjunta das polícias Nacional e da Catalunha eles acabaram presos. De acordo com as forças de segurança, os vovôs planejavam carregar a grana dos cofres de mais bancos na capital. 

 
Fim de linha

 
As investigações começaram logo após o primeiro assalto, que rendeu à dupla 32 mil euros. Dois meses depois, quando vários agentes procuravam pistas, os gatunos entraram em ação novamente e amealharam mais 45 mil euros. 

O que teria levado a identificação dos assaltantes foram as vozes e imagens. Em depoimentos, testemunhas de um dos roubos afirmaram que os dois ladrões, com idade avançada, falavam espanhol com sotaque sul-americano. Um deles ainda parecia dizer algumas palavras em italiano. A polícia também usou gravações de circuito interno das agências para auxiliar no reconhecimento de cada um. O passo seguinte foi procurar o Núcleo de Carabineiros de Milão, através da Europol. 

Na Itália, os dois bandoleiros tinham um extenso registro criminal. Estava montado o quebra cabeça. Com essa informação os policias da Espanha conseguiram chegar aos esconderijos dos destemidos velhinhos.

Um deles estava em casa, no distrito de Vallecas, que fica ao sul de Madri. Para a surpresa da polícia, na residência ainda foi encontrada uma plantação de maconha, que era vigiada por outro malandrinho. Pouco mais de três quilos da droga acabou apreendida com os dois moradores. No local tinha ainda material preparado para cultivar, elaborar e armazenar a erva. 

 

Polícia prende vovô de 80 anos que assaltava banco e plantava maconha

O segundo assaltante morava em El Vendrell, uma cidade da província de Tarragona. No momento da detenção ele estava hospedado em um albergue no centro de Madri, também acompanhado de outro vigarista que iria ajudá-los no próximo roubo. Com a dupla foram apreendidos uma pistola, dois revólveres, um veículo, dois capacetes de motocicleta, luvas, algemas, coletes, duas carteiras de identidade italianas, documentos falsos e uma placa com a etiqueta "Polícia Especial".

 

Polícia prende vovô de 80 anos que assaltava banco e plantava maconha

 

A dupla de vovôs já estava pronta para atacar outra vez. 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Polícia prende vovô de 80 anos que assaltava banco e plantava maconha

Enviando Comentário Fechar :/