O chinesinho Wong Ching-kit provocou a maior confusão em um bairro pobre de Hong Kong ao despejar um monte de notas em direção à rua

O fato aconteceu no final de semana. No sábado, Wong causou um rebuliço ao promover a chuva de dinheiro. A polícia chegou e obrigou o generoso milionário a parar com a distribuição de presente de Papai Noel. No dia seguinte lá estava o jovem empreendedor ricaço querendo dar mais presente para os moradores do bairro. Aí não teve jeito, o Robin Hood de olhinhos puxados acabou preso. A alegação da polícia é de que ele estava causando distúrbio. 

Para entender essa história primeiro é preciso conhecer o mão aberta asiático. O chinês Wong Ching-kit é um jovem que tem fama de ter se tornado um milionário com o bitcoin. 

Se você ainda não é muito familiarizado com esse termo, bitcoin é uma moeda virtual da categoria de criptomoedas. Os especialistas costumam dizer que se trata de uma forma de dinheiro eletrônico.

Tem muita gente mundo afora que investiu nesse negócio e se deu bem. 

Wong Ching-kit é um exemplo clássico. Entre vários sites na internet e em rede social que promovem criptomoedas, existe uma página no Facebook administrada por um personagem chamado "Coin Young Master". Essa figura seria na verdade Wong. O jovem de apenas 24 anos é apontado também como o provável dono de uma empresa chamada Coin’s Group. No mundo virtual ele é conhecido como o "jovem mestre da moeda". 

 

Papai Noel Chinês 

 

O esbanjamento de grana começou no sábado. Wong chegou de carro ao bairro de Sham Shui Po, um dos mais carentes de Hong Kong. Depois que desceu de uma Lamborghini, ele começou a dizer para os populares que estavam próximos: "Hoje, 15 de dezembro, é o grande dia da FCC para anunciar a corrida comercial. Espero que todos aqui prestem atenção a este importante evento. Não sei se algum de vocês vai acreditar que o dinheiro pode cair do céu". 

 

Quem é o homem que joga dinheiro pela janela na China

 

Enquanto Wong fazia um mini discurso, do alto de prédio residencial um parceiro do milionário começou a jogar para o ar notas de 100 da moeda local chamada Dólar de Hong Kong. Um HKD vale cinquenta centavos de real. 

Nas ruas vários populares correram para resgatar as cédulas sem compreender bem o que estava se passando. A polícia foi avisada da confusão que tinha se formado na região, graças a alguém que estaria distribuindo dinheiro de "forma estranha".

Ao chegar ao local, primeiro os polícias orientaram os populares a não se apoderarem das notas. Bobagem. Vê se a turma iria deixar dinheiro que "cai do céu" pra lá, ainda mais na quantidade que vinha do alto. Os agentes ainda conseguiram recolher cerca de 6 mil dólares.  

O segundo passo das autoridades foi identificar quem era o provável "maluco", onde ele se encontrava e o motivo de um ato tão inusitado. Young acabou descoberto. A polícia explicou que a ação de caridade dele não era permitida porque estava provocando distúrbio na ordem pública. 

No dia seguinte o homem da grana voltou com o carrão importado disposto a dar mais presente aos moradores, mas aí ele acabou detido. 

No momento da prisão, Wong segurava um monte de dólares nas duas mãos. À polícia, o jovem perdulário se justificou dizendo que era uma nova versão do Robin Hood, que ele estava ali para "roubar dos ricos e ajudar os pobres". 

O milionário também é bom de prosa. Ao ser perguntado por que jogar dinheiro para o alto, ele teria ficado pensativo e mandado a seguinte resposta: "Não me culpe. Eu também não sei como dinheiro pode cair do céu".

 

Transmissão ao vivo e cadeia

 

O que teria levado Wong a desperdiçar milhares de notas de Dólares de Hong Kong, atirando as cédulas do alto de um prédio, seria uma estratégia de marketing para divulgar as criptomoedas, segundo se especula no meio. 

A ostentação do milionário foi fartamente documentada em vídeos que foram parar nas redes sociais. No momento da chuva de dinheiro, uma pessoa fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook da rua Fuk Wa onde as notas caiam. 

De acordo com o site South China Morning Post, Wong terá que responder a um processo pela acusação de distúrbio da ordem pública. 

A farra do chinesinho pode custar caro, mas nem tanto pela multa que ele está sujeito. De acordo com o jurista local Albert Luk Wai-hung, a pena para quem causa desordem em um local público é uma multa de cinco mil dólares e 12 meses de prisão.

Por essa o marqueteiro do bitcoin não esperava. 

Quem levou a grana para casa pode ficar despreocupado. Luk explicou que não cabe nenhuma culpa aos sortudos, pois quem "pegou não tinha intenção desonesta". 

 

Pouco tempo no xadrez e mais dinheiro para os pobres

 

Na madrugada de terça-feira Wong foi liberado da cadeia depois de pagar fiança. No mesmo dia ele voltou a cena ao aparecer no restaurante popular do bairro Sham Shui Po para um gesto ainda mais generoso. O endinheirado doou 92 mil HKD ao estabelecimento que distribui refeições de graça. 

Logo a notícia correu, dezenas de jornalistas e curiosos foram para a porta do restaurante. A polícia também, com receio de mais confusão. Wong chegou às 14 horas e se reuniu a portas fechadas durante quinze minutos com o proprietário do bandejão, Chan Cheuk-ming, também conhecido como Ming Gor. No final ficou acertado que o dinheiro doado servirá para preparar mais 3.800 caixas de refeições gratuitas para pessoas necessitadas.

Para que a ajuda financeira ficasse registrada, Chan e Wong fizeram uma foto com aperto de mão e exibindo um recibo do presente do milionário. 

"Estou feliz por tê-lo aqui hoje e por receber o seu apoio", disse Chan. "Teremos que distribuir caixas de refeição grátis constantemente por um mês inteiro".

 

  Quem é o homem que joga dinheiro pela janela na China

 

Para muita gente em Hong Kong, o Natal agora tem um novo Papai Noel. O nome dele: Wong Ching-kit. 

 

 

         Quem é o homem que joga dinheiro pela janela na China

 

* o texto original foi atualizado às 11h15, do dia 18 de dezembro, com as informações sobre a saída de Wong Ching-kit da cadeia e a nova ação do milionário da criptomoeda.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Quem é o homem que joga dinheiro pela janela na China

Enviando Comentário Fechar :/