Milionário japonês freta ônibus espacial para ir a lua e vai escolher oito artistas para viajarem na sua companhia
Quer dar um passeio de graça na lua?

Tem excêntrico para tudo nessa vida. O último biliardário a inventar uma aventura pelo planeta é um japonesinho da moda, conhecido como Yusaku Maezawa, que fez fortuna ao se meter no mundo dos estilistas e músicos. 

Tudo começou depois de uma viagem a Califórnia, nos Estados Unidos, quando Yusaku tinha apenas 18 anos. 

De volta pra casa, ele começou a vender discos e depois criou a Zozotown, um gigante no setor de vendas de roupas “on line”, e ficou rico, muito rico. Sua fortuna hoje é calculada em 3 bilhões de dólares e, óbvio, dinheiro não é problema para esse morador de Tóquio realizar suas vontades. Em uma só tacada Maezawa pagou 110 milhões de dólares por uma obra do pintor nova-iorquino Jean-Michel Basquiat. 

A "modesta" coleção de Yusaku tem também peças de Picasso, Andy Warhol e Roy Lichtenstein, e é daí que parece ter vindo a surpreendente inspiração do mecenas. 

Quer dar um passeio de graça na lua?

Em 2023 ele quer levar de seis a oito artistas para umas voltinhas na órbita da lua. Os companheiros de voo ainda serão escolhidos, mas se você é pintor, músico, diretor, estilista, dançarino, escritor, escultor, fotógrafo ou arquiteto saiba que tem boas chances de estar a bordo se Maezawa for com a sua cara. 

O precinho da aventura do primeiro voo fretado para a lua não foi revelado, mas será tudo por conta do bilionário que impõe uma condição: os artistas que vão acompanhá-lo terão que usar seus talentos e a inspiração provocada pelo espaço para produzir obras que ficarão para a posteridade.

No site “Dear Moon” (“Querida lua”, em inglês), Maezawa justifica sua peripécia com várias perguntas estimulantes: “se Pablo Picasso tivesse visto a lua de perto, que tipo de pinturas teria feito? Se John Lennon tivesse prestado atenção nas curvas da Terra, que tipo de músicas teria composto? Se eles tivessem ido ao espaço, como seria o mundo hoje?”, se interroga o idealizador do projeto.

Até hoje somente vinte e quatro pessoas participaram de missões que alcançaram a órbita da lua e selecionadíssimos doze astronautas pisaram no solo lunar. O voo dos artistas será a primeira expedição particular e está sendo preparada pela SpaceX, empresa privada de exploração espacial americana.

Só a título de curiosidade: Yusaku Maezawa é "apenas" a décima quarta pessoa mais rica do Japão.

Quer dar um passeio de graça na lua?

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Quer dar um passeio de graça na lua?

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Cláudia Romualdo

Cláudia Romualdo

Que coisa! É tanto dinheiro para uma pessoa só que parece faltar imaginação para fazer bom uso dele. Imagine quanto empreendimento para ajudar pessoas mundo afora ele poderia pensar em realizar... Mas, a vida é isso mesmo. Cada um dá valor ao que acredita ter valor.
★★★★★DIA 19.09.18 15h39RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/