Ao anunciar a efetivação de André Jardine como técnico da equipe em 2019, clube espera alcançar resultado que outros treinadores que eram interinos não conseguiram
São Paulo aposta na mesma fórmula que deu errado com Atlético, Corinthians e Flamengo

Você já viu esse tipo de aposta várias vezes. Em 2018, teve um monte de clube que fez isso. Ao ficar sem técnico resolveram entregar o comando para um "Santo de Casa". Primeiro falando que seriam apenas interinos. Depois efetivando. Não deu certo com nenhum deles. Thiago Larghi, integrante da comissão técnica do Atlético, ocupou o lugar de Oswaldo de Oliveira. Maurício Barbieri sucedeu a Paulo César Carpegiani no Flamengo. No Corinthians, Osmar Loss assumiu a planilha de treino de Fábio Carille que foi para o Al Wehda, da Arábia Saudita. 

Todos terminaram o Campeonato Brasileiro sem emprego. Ou seja, não conseguiram fazer "milagre". Quem ganhou os principais títulos nacionais foram dois veteranos,  Mano Menezes (Copa do Brasil) e Felipão (Campeonato Brasileiro). 

Isso quer dizer que os "novatos" não são bons? A conclusão não deve ser essa. Foi apenas o primeiro trabalho deles a frente de times de ponta do futebol. O máximo que dá para afirmar é que muito provavelmente faltou bagagem ao trio. Ao assumirem as próximas equipes eles carregarão todo o conhecimento que já tinham, e que levou cada um a ser promovido em grandes clubes, mais a vivência que adquiriram em 2018. Mas daqui para frente a tolerância com os três também será menor. Caso naufraguem de novo eles deixaram de ser promessas. 

 

Vale a pena ver de novo

 

Agora o São Paulo anuncia André Jardine com uma história muito parecida. Jardine foi efetivado para a próxima temporada depois de ter assumido interinamente no posto de Diego Aguirre. André tem 39 anos, é gaúcho de Porto Alegre e está no Morumbi desde 2015. O currículo dele é carregado de títulos nos times de base da dupla Gre-Nal. A fama do novo treinador é de um profissional estudioso. Esse ano esteve na Europa conhecendo a estrutura de alguns clubes e acompanhando jogos importantes. Isso não te faz recordar da "preparação" de Rogério Ceni para assumir o mesmo São Paulo? O que aconteceu com Ceni a gente lembra bem porque foi recente. Rogério não vingou na primeira experiência e só no Fortaleza emplacou. 

Enquanto o São Paulo resolve investir em uma aposta Atlético e Flamengo, que somaram muitos pontos nas últimas rodadas depois que Levir Culpi e Dorival Júnior assumiram, devem estar lamentando a demora em trocar de treinador. 

O mercado de fim de ano tem muitas opções para quem está planejando novos tempos em 2019. Abel Braga, Roger Machado, Vágner Mancini e Jair Ventura (deve deixar o Corinthians com a volta de Carille) são alguns dos nomes disponíveis. A relação pode ser engrossada se Rogério Ceni não renovar com o Fortaleza. 

A nova geração que não se saiu bem esse ano ainda não se encaixou em um novo clube. Loss voltou a trabalhar na base do Corinthians, mas se fala muito por lá que com o retorno de Carille ele deve deixar o clube. Larghi andou com o nome cotado no Guarani, de Campinas. Barbieri também continua parado.

 

Muitas mudanças à vista

 

A dança das cadeiras no futebol brasileiro promete ser grande nos próximos dias. Cuca já anunciou que vai cuidar da saúde e está de malas prontas para zarpar de Santos. A situação de Dorival Júnior é no mínimo inusitada. Ele assumiu no final de setembro. Comandou o Flamengo em 11 jogos. Conseguiu 7 vitórias, empatou 3 e perdeu apenas 1, mas o clube tem eleição em dezembro e nenhum dos candidatos fala na permanência de Júnior. Os preferidos para assumir o comando rubro-negro são Abel Braga e Renato Gaúcho. Se Renato sair do Grêmio abre outra vaga. 

A primeira escolha dos clubes pode significar a chance de sucesso ou um novo fracasso. E 2018, mostrou que arriscar não foi uma boa. 

 

* A foto que ilustra a capa é de Bruno Cantini / Atlético

 

 

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para São Paulo aposta na mesma fórmula que deu errado com Atlético, Corinthians e Flamengo

Enviando Comentário Fechar :/