A novidade foi apresentada em um grande evento na China. O dono da Microsoft disse que gastou mais de 200 milhões de dólares em pesquisa para ver o planeta se livrar dos excrementos humanos
Bill Gates apresenta o vaso que transforma cocô em fertilizantes e água limpa

A solução mágica criada pela Fundação Bill e Melinda Gates tem como principais objetivos evitar a proliferação de doenças e o desperdício de água para fazer desaparecer pelas redes de esgoto fezes e urina. O vaso sanitário do futuro vai usar produtos químicos para transformar dejetos humanos em fertilizantes e água limpa.

Para ser bem convincente, e porque não dizer até teatral, Bill Gates levou ao palco do Reinvented Toilet Expo um pote com excrementos. Dentro da desagradável embalagem, segundo Gates, tinha bem mais do que o olho humano conseguia enxergar: nada menos do que 200 trilhões de células de rotavírus, 20 bilhões de bactérias e 100 mil ovos de parasitas.

O cara é fera, mesmo. Só de ouvir isso qualquer um se impressiona. Imagina, então, depois que você fica sabendo por esse gênio que a esterilização de resíduos humanos pode evitar 500 mil mortes de crianças e economizar US$ 233 bilhões por ano em custos para o tratamento de doenças como diarreia e cólera e outras provocadas por falta de água, saneamento e higiene.

Pronto, já está todo mundo convencido de que valeu gastar aquela fábula toda para inventar a engenhoca sanitária que, aliás, foi apresentada em 20 modelos diferentes.

 

Se você acha que já inventaram de tudo, Bill Gates apresenta o vaso que transforma cocô em fertilizantes e água limpa

 

A peça tecnológica revolucionária dos banheiros muda todo o mecanismo usado a séculos pelo homem.

"O vaso sanitário atual simplesmente manda os dejetos embora na água, enquanto estes vasos sanitários não têm o esgoto. Eles recebem os dejetos líquidos e sólidos e fazem um trabalho químico neles, o que inclui queimá-los na maioria dos casos", explicou Gates à agência Reuters.

Basicamente o que se espera com os novos vasos sanitários é que a tecnologia desenvolvida separe os líquidos de sólidos e elimine subprodutos nocivos à saúde. Bill aposta que esses são "os avanços sanitários mais significativos em 200 anos". O fundador da Microsoft espera ainda que os novos vasos sejam implementados primeiro em escolas até que os custos sejam reduzidos para se tornarem acessíveis a toda população.

A exibição do modelo aconteceu na China e faz todo sentido. Com uma população de quase um bilhão e quatrocentos milhões de habitantes o país tem sérios problemas com o esgoto e a "revolução do banheiro" é vista como uma prioridade política.

Os primeiros vasos já estão em fase de testes na cidade de Durban, na África do Sul, segundo Gates explicou na conta dele no Twitter. Tem modelo alimentado até por energia solar.

 

Dados chocantes

 

Mas a invenção não resolve tudo. No mundo ainda existem cerca de 2,3 bilhões de humanos que vivem em lugares que não tem nenhum tipo de instalação sanitária, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Ainda de acordo com a OMS quase 900 milhões de pessoas não tem acesso a banheiros e são obrigadas a defecar ao ar livre, o que facilita a propagação de doenças.

"Nos lugares onde não há instalações sanitárias, tem muito mais disso", afirmou Bill apontando para o pote.

"É a isso que as crianças são continuamente expostas quando brincam, e é por isso que relacionamos isso não apenas com a qualidade de vida, como também com doenças, morte e desnutrição. Quando você pensa em coisas que são básicas, junto com a saúde e ter o que comer, ter uma privada faz parte desta lista" afirmou.

No final, o filantropo milionário brincou com a plateia. "Eu preciso admitir: uma década atrás, eu não poderia imaginar que um dia saberia tanta coisa sobre cocô. Eu definitivamente nunca pensei que a Melinda precisaria me pedir para parar de falar sobre vasos sanitários e dejetos fecais na mesa de jantar".

Não é atoa que vira e mexe o mundo tira o chapéu para esse homem.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Bill Gates apresenta o vaso que transforma cocô em fertilizantes e água limpa

Enviando Comentário Fechar :/