"Se os candidatos brigassem pelas pessoas tanto quanto as pessoas brigam por eles, nós seríamos o melhor país do mundo"
Tinga: votar é bater um pênalti decisivo

Convidado pelo site do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, para falar sobre o momento do voto, Tinga nos presenteou com esse belo texto que nos leva uma oportuna reflexão. Leia a seguir:

Muitas vezes eu joguei em posições que preferia não jogar, mas sabia que era importante para o time. Essa é uma das lições que o futebol pode ensinar para a política: deixar de fazer apenas o que  gosta e trabalhar para o bem do todo. 

Pelos lugares onde passei e exerci alguma espécie de liderança, ela foi conquistada e não imposta. Sempre acreditei que o resultado só vem assim. Quando alguém vira capitão de um time, passou antes por muita coisa, já provou que é capaz. O exemplo é mais forte do que as palavras bonitas. 

Torcer para um candidato e para um time são coisas completamente diferentes, embora muita gente confunda. Eu torço para um time e se ele for mal, vou continuar torcendo. Mas se um candidato que apoiei não entregou o que prometeu, não voto mais nele. A torcida, na política, não pode ser incondicional, como é no futebol. 

Sinto o clima pesado na campanha e penso que, se os candidatos brigassem pelas pessoas tanto quanto as pessoas brigam por eles, nós seríamos o melhor país do mundo. Infelizmente, já vi muitas brigas de torcida pelo país. A política está parecida. Muita gente falando mal um do outro, em vez de dizer o que vai fazer. Quando eu falo mal do outro, estou é revelando algo sobre mim.

Votar é parecido com bater um pênalti em uma partida decisiva.

O erro custa caro. A próxima chance é só daqui a quatro anos. Não é à toa que o batedor de pênaltis de um time estuda, treina, pensa antes no que vai fazer. Para o voto, deveria valer o mesmo. 

O eleitor é uma espécie de treinador. É ele quem escala. O bom treinador não escala um jogador só porque é amigo ou mais simpático. Escala quem está preparado. Na gestão pública ou privada, o que faz a diferença é a coerência, quando a gente ouve alguém falar e sabe quem é ele, o que fez e no que acredita. 

Hoje, plataformas e ferramentas de gestão se encontram em todos os cantos. A diferença são as pessoas que têm valores e princípios. Quando o time ganha, todos ganham. Quando perde, todos perdem. Domingo tem final. Você vai bater o pênalti decisivo. Já treinou?

                       Tinga: votar é bater um pênalti decisivo

 Tive a honra de trabalhar com o Tinga em dois momentos distintos da carreira dele. Primeiro como jogador do Cruzeiro, entre 2012 e 2015. Após esse período Tinga encerrou suas atividades dentro de campo. Em janeiro de 2017 ele voltou ao clube na funçao de Gerente de futebol e, com igual capacidade, fez um trabalho excelente que se tornou referência no mercado. Um líder nato por onde passa, Paulo César Tinga é chamado carinhosamente pelos companheiros de futebol de "ministro". 

Hoje Tinga é um empresário em Porto Alegre e percorre o país contando seu sucesso na bola com a sensacional palestra "Gestão além da Planilha".

Obrigado por mais esse ensinamento, mestre!

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Tinga: votar é bater um pênalti decisivo

Já temos 7 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Letícia Delgado

Letícia Delgado

Sensacional ! ????????????????????????
★★★★★DIA 05.10.18 00h23RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Letícia, obrigado por ter deixado o seu comentário. Venha sempre nos prestigiar. Abraço

★★★★★DIA 05.10.18 15h35RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
gilda ayres

gilda ayres

Excelente texto,Tinga!
Eu já estou preparada pra bater o meu pênalti!!
★★★★★DIA 04.10.18 17h47RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

Acho que estamos todos. Chegou a hora de fazermos o nosso gol. Mas cuide bem da pontaria. Rs. Obrigado pela visita ao blog 

★★★★★DIA 04.10.18 18h55RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Renato Botti

Renato Botti

Show de reportagem e de entrevista!
O TINGA Mostra através de um exemplo bem próximo do brasileiro que é possivel fazer diferente e fazer a coisa certa. É só cada um de nós querer.
Renato Botti
★★★★★DIA 04.10.18 17h35RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Guilherme Mendes

Guilherme Mendes

O Tinga é um craque fora dos campos também. Quanto mais eu convivo com ele, mais eu sei que tenho muito a aprender ainda. Grande abraço 

★★★★★DIA 04.10.18 18h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Marcia Mendes

Marcia Mendes

Parabéns Guilherme e Tinga!!!
★★★★★DIA 04.10.18 16h53RESPONDER
Guilherme Mendes
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/