O sucesso de uma empresa que virou referência no Brasil
Uma pequena mercearia que se tornou a maior rede de supermercado de Minas Gerais

Quando o neozelandês Edmund Hillary e seu guia nepalês Tenzing Norgay conseguiram alcançar o topo do Everest e voltaram para contar a façanha deles, finalmente o desafio de escalar a maior montanha do mundo estava vencido pelo homem. Antes dos dois alcançarem o ponto mais elevado do planeta, dezenas de outros alpinistas tinham tentado o mesmo feito durante trinta anos, a maioria morreu pelo caminho.

Edmund não foi apenas o que usou a melhor estratégia para fazer a escalada, ele também foi um persistente e obstinado pelo desejo de superar os desafios do Himalaia. Dois anos antes Hillary havia feito uma tentativa sem sucesso.

A maior lição que o alpinista deixou foi a da determinação, uma característica comum dos grandes campeões.

No mundo do empreendedorismo também é preciso acreditar nos sonhos. Um dos melhores exemplos está na história do empresário Pedro Lourenço.

Em 1996 ele abriu a primeira mercearia. A loja funcionava no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O negócio deu certo. Em pouco tempo Pedrinho, como é chamado pelos amigos, apostou em uma segunda unidade. Depois veio a terceira, a quarta, a quinta... hoje já são mais de duzentas lojas em Minas Gerais do Supermercados BH.

Quando é perguntado sobre o segredo para o sucesso, Lourenço resume a fórmula vitoriosa em simplicidade na gestão, competência, perseverança e boas parcerias. Nesses 23 anos, a empresa entendeu que para continuar crescendo era preciso ainda ter uma base sólida de administração apoiada em pilares que o grupo considera imprescindíveis: ética, valores morais e legais, credibilidade perante o mercado, esforço para oferecer o melhor serviço, a melhor qualidade e o menor custo possível.

Pouco mais de duas décadas depois de abrir a primeira mercearia em Santa Luzia, Pedro Lourenço e seus sócios controlam o maior supermercadista de Minas Gerais e a sétima maior rede do Brasil, em 63 cidades do estado. Ao todo, a rede emprega 20 mil pessoas.

A marca do BH Supermercados também pode ser vista em vários eventos culturais e esportivos como patrocínio. A política da empresa é de apoiar ainda relevantes ações sociais. Entre os projetos mais importantes estão os voltados para crianças e adolescentes carentes, que visam afastar menores da criminalidade e da violência.

Entidades filantrópicas, hospitais, ONG’s, escolas, asilos, casas de assistência, creches e igrejas fazem parte da relação de instituições que recebem ajuda da rede.

Assim, o Supermercados BH vai se consolidando em um mercado altamente competitivo. Essa semana o grupo recebeu a mais importante premiação do "Troféu Gente Nossa 2019".

No evento realizado pela Amis (Associação Mineira de Supermercados) há trinta e quatro anos, o BH Supermercados ficou em primeiro lugar na categoria "Destaque Nacional".

O "Troféu Gente Nossa" foi criado para homenagear empresas e profissionais que se destacaram em diversos quesitos no segmento supermercadista mineiro. Participam da votação indústrias e fornecedores varejistas.

Representando o Supermercados BH, recebeu o troféu o sócio Waldir Rocha Pena.

 

Uma pequena mercearia que se tornou a maior rede de supermercado de Minas GeraisWaldir Rocha Pena recebe o prêmio “Destaque Nacional” das mãos de Natália Campos, da Nestlé
 

Outro premiado da noite foi Bruno Santos de Oliveira, Diretor Comercial da SBH, escolhido na categoria "Sucessor Supermercadista". O troféu foi entregue pelo Presidente do BH Supermercado Pedro Lourenço de Oliveira.

 

Uma pequena mercearia que se tornou a maior rede de supermercado de Minas GeraisBruno Santos de Oliveira recebe o prêmio "Sucessor Supermercadista" das mãos do pai Pedro Lourenço


Na categoria "Gerente de loja da Grande BH e Interior" o Supermercados BH ficou entre os finalistas, representado pelos gerentes Tatiane Santos do Nascimento e Arlen Cláudio Ferreira.

O SBH também foi indicado ao prêmio de "Rede de Supermercados da Grande BH", representado pela Diretora Geral Sheilla Lima.

A solenidade ocorreu no dia 21 de novembro, em um evento no espaço Domus XX, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.

Em Minas Gerais, o segmento supermercadista emprega diretamente 197,6 mil pessoas em 7,3 mil lojas. É um grande empregador de mão de obra jovem, que tem no setor sua primeira oportunidade formal de trabalho. É ainda um importante recolhedor de impostos, com um faturamento anual (2018) de R$ 35,8 bilhões.

 

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Uma pequena mercearia que se tornou a maior rede de supermercado de Minas Gerais

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Fernando Mendes

Fernando Mendes

Fantástico empreendedor!!!
★★★★★DIA 22.11.19 19h22RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/