O ex-atacante do Fluminense e Atlético Paranaense vai ocupar uma vaga na Câmara Federal, mas por apenas três meses
Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado

Demorou. O artilheiro precisou esperar quase quatro anos para finalmente entrar em campo em Brasília. E mesmo assim, apenas para jogar os últimos minutos no time dos atuais deputados federais. Sentado no banco de suplentes da atual legislatura, Wasghinton foi convocado para substituir a Onyx Lorenzoni que pediu substituição para ser o chefe da equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Wasghinton ficou conhecido no futebol pelos gols que marcou ao longo da carreira e também por um problema de saúde, que por pouco não obrigou o jogador a se despedir bem cedo dos gramados. Gols foram 408 por clubes do Brasil, Japão e Turquia e 3 pela seleção brasileira. Nesse quesito é imprescindivel destacar uma marca excepcional alcançada pelo goleador em 2004, ao assinalar 34 tentos no Campeonato Brasileiro, estabelecendo um recorde que até hoje não foi superado. Já sobre a saúde o feito de Wasghinton é ainda mais extraordinário.

 

O coração do valente quase parou

 

Os problemas começaram em 1996, quando o jogador tinha 21 anos e vestia a camisa do Caxias. Um exame detectou que o atleta era portador de diabetes. Mas era só o início da dor de cabeça. Seis anos mais tarde, já no Fenerbahçe da Turquia, um outro exame diagnosticou uma artéria obstruída. Washington corria risco de sofrer um infarto.

O jogador precisou ser submetido a cirurgias de cateterismo e angioplastia e foi aconselhado a abandonar o futebol.

Mas ao invés de pendurar as chuteiras o Coração Valente retornou ao Brasil e menos de um ano depois, em 2004, voltou a jogar pelo Atlético-PR. Foi na reestreia no futebol que ele estabeleceu aquele recorde de gols, tá lembrado?

 

Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado Comemorando gol pelo Furacão. 34 só no Brasileirão

 

Wasghinton parou em 2011 quando não renovou contrato com o Fluminense. A postura e a seriedade credenciaram o ex-jogador a seguir para a política. No ano seguinte foi eleito vereador na cidade gaúcha de Caxias com a maior votação entre todos os candidatos.

 

Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado Wasghinton na Câmara Municipal de Caxias

 

A atuação como político levou o Coração Valente a se tornar ainda Secretário Municipal de Esporte e Lazer, também em Caxias.

A tacada seguinte na nova carreira seria a de deputado federal. Wasghinton concorreu pelo PDT em 2014, mas não teve votos suficiente e ficou apenas como suplente da bancada gaúcha. Era o fim na política. Desiludido ele voltou a trabalhar com futebol, agora como técnico. Dirigiu primeiro o Vitória da Conquista, na Bahia. Esse ano treinou o Itabaiana, de Sergipe, na Série D do Brasileirão. Ficou poucos meses na função e estava a procura de um novo clube quando veio a convocação política.

 

Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado Na função de treinador. Técnico do Vitória da Conquista e Itabaiana

 

Wasghinton vai ocupar a vaga do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a equipe de transição do governo.

"Foi uma surpresa ter a oportunidade de assumir o mandato. Vou conversar com o deputado Onyx e ver o que será possível fazer nos próximos meses", disse Washington ao site G1.

Vai ser uma experiência curta, afinal faltam apenas três meses para os deputados eleitos no início de outubro tomarem posse. Wasghinton não concorreu na última eleição e ele terá que deixar o posto no dia 31 de janeiro de 2019.

“Estava há uns três meses sem clube, em conversas para 2019. Na Câmara, vou fazer o possível para auxiliar o esporte”, concluiu o Coração Valente.

Apesar do pouco tempo que ele terá nunca é bom duvidar da determinação desse cara.

 

Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado

 

Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Washington "Coração Valente" entra em campo para ser deputado

Enviando Comentário Fechar :/